Sistema Penitenciário “ressocializa” com atraso do pagamento de salários de professores dos presídios

             aldir

  Um professor contratado através do processo seletivo pelo Governo do Estado recebe um salário muito inferior a remuneração dos professores do quadro da Secretaria de Educação, que tentam passar a informação de que é salário. Os professores que ensinam nas unidades prisionais estavam com 05 meses de vencimentos atrasados, e depois de muitas cobranças foram pagos dois meses e agora já são quatro meses e logo serão novamente cinco meses.

               Muitos dos professores até com dificuldades para se locomover para as unidades, fazem esforços para atender os alunos interessados e já houve caso em que um grupo de presos fez uma vaquinha e tentou dar para os professores como contribuição para o transporte, mas eles não aceitaram, uma vez que a responsabilidade de garantir a educação e os professores nas salas de aula é da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. A inoperância seria uma forma de ressocializar no Sistema Penitenciário, não duvidem.

               O caso do descaso com a negação ao direito à educação dos presos, lamentavelmente é mais uma demonstração pela de que a educação e o respeito à dignidade humana estão apenas nos discursos e no papel.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *