Sebastião Uchôa mandou confirmar a reunião para a próxima sexta-feira às 10 horas
Depois de ter protocolado por escrito quatro solicitações de audiência com o Secretário de Justiça e Administração Penitenciária, finalmente o Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciários do Maranhão recebeu via telefone a informação de que o encontro estava agendado para às 16 horas de hoje. Às 9 horas da manhã de hoje, o presidente do Sindspem, Antonio Benigno Portela recebeu novo telefonema informando-o de que o secretário Sebastião Uchôa havia transferido a audiência para às 10 horas da próxima sexta-feira.
O encontro da diretoria do Sindspem com a Sejap é para tratar da questão dos graves problemas existentes no serviço de escolta de presos para as quatro comarcas da capital, quando da realização de audiências e várias outras para o interior do Estado. Atualmente são apenas 22 agentes e inspetores penitenciários, se constituindo em um sério problema, uma vez que na maioria das vezes a escolta é obrigada a executar o serviço com um agente para cada preso e sem apoio externo, o que pode perfeitamente proporcionar resgates de presos, quando estiverem sendo conduzidos para audiências na capital e no interior.
Uma questão bastante preocupante para os agentes e inspetores da escolta é que eles estão com suas vidas em constantes perigos, pelas deficiências do Sistema Penitenciário. O encontro visa buscar uma solução imediata e capaz de evitar problemas graves como o que ocorreu recentemente no Fórum de São Luís. Caso haja interesse do secretário outras questões pertinentes à categoria poderão fazer parte das discussões. O grande problema reside, se o secretário receberá os dirigentes sindicais, ou se está apenas ganhando tempo, registram vários associados do Sindspem.