Delegado Jeferson Portela será o futuro Secretário de Segurança Pública

delegadoO anúncio pelo governador Flávio Dino, do nome do delegado de carreira Jeferson Portela para a pasta da Segurança Pública, foi muito bem recebido pela categoria e por vários segmentos da sociedade civil organizada. É uma expressiva liderança dentro do Sistema de Segurança Pública e conhece muito bem a instituição. Profissional de reconhecida capacidade técnica já foi Delegado Geral e presidente da Associação dos Delegados do Maranhão, tendo como uma das suas principais lutas, a necessidade de condições de trabalho para que os delegados possam exercer as suas funções em defesa de direitos e do respeito à dignidade da população maranhense. É um homem de trabalho e se tiver apoio governamental, com certeza mudará o quadro da realidade da violência criminal, principalmente no campo dos assassinatos e das drogas em todo o Maranhão. Ele terá como uma das maiores missões, acabar com enfrentamento sério, a banalização da vida, instituídos na Segurança Pública e no Sistema Penitenciário por Aluísio Mendes e Sebastião Uchôa.

Jeferson Portela vai receber a Secretaria de Segurança Pública praticamente falida e envolvida em uma corrupção exacerbada fruto dos desmandos praticados pelo agente da policia federal Aluísio Mendes, que precisam ser apurados para responsabilizar criminalmente o acusado. Antes de anunciar a sua candidatura a deputado federal, ele transformou o Sistema de Segurança Pública em instrumento de negócios, principalmente nos conflitos agrários para perseguir trabalhadores e trabalhadoras rurais em várias regiões do Maranhão. A verdade é que Aluísio Mendes demonstrou ao longo do período em que esteve na direção do Sistema de Segurança Pública, que era totalmente despreparado, daí que com a conivência da governadora Roseana Sarney, proporcionou o aumento da violência na capital e no interior e foi bem inexpressivo no combate ao tráfico de drogas. Hoje, a Secretaria de Segurança Pública é uma espécie de herança maldita. O problema não está pior, em razão que o atual secretário Marcos Afonso Jr, no pouco período em que está à frente da pasta, tem procurado desenvolver ações positivas, mas lhes faltam condições, observando-se que Segurança Pública nunca foi prioridade de Roseana Sarney, muito pelo contrário, os seus interesses sempre estiveram aliados aos contratos com prestadores de serviços, a maioria identificada com o Palácio dos Leões.

O delegado Jeferson Portela vai encontrar muitas dificuldades, mas a sua competência, determinação e conhecimentos serão fundamentais para resgatar todo o Sistema de Segurança Pública e promoverá um importante trabalho voltado para os interesses comuns, contando naturalmente com o importante apoio de todos os delegados e os demais servidores da instituição. Particularmente, eu acredito que Jeferson Portela fará um importante e competente trabalho à frente da Segurança Pública, por dois fatores bem significantes:  É competente na área dos conhecimentos teóricos, científicos e práticos, além de ser um estudioso permanente. O segundo é que vai efetivamente fazer as coisas acontecerem , se ele próprio formar a sua equipe de trabalho e ações.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *