Vícios perniciosos estão sendo extirpados do Sistema Penitenciário

O secretário Murilo Andrade, da Justiça e Administração Penitenciária, apesar de já ter eliminado muitos vícios prejudiciais ao serviço público que estavam impregnados dentro da instituição, tem a plena e convicta certeza que o cerne de toda a problemática para o correto funcionamento do Sistema Penitenciário, ainda precisa ser totalmente eliminado. O mais importante é que já temos o controle de todas as unidades prisionais e avançamos para a retirada de alguns elementos que visam unicamentea destruição e buscar benefícios pessoais, diante das facilidades a que estavam acostumados, mas isso é questão de pouco tempo.

Os questionamentos levantados fizeram parte da última reunião do secretário com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Maranhão. Murilo Andrade recebeu todo o apoio do Sindspem, que é favorável a que sejam extirpados do Sistema Penitenciários, todos os elementos perniciosos, inclusive se houver alguém da própria categoria.

Murilo Andrade solicitou ao Sindspem, um prazo de pelo menos 90 dias para que possa organizar a administração interna do órgão, uma vez que era precária e até mesmo inexistente, tudo muito na base do improviso.

O secretário evitou responder as questões inerentes a corrupção instalada na pasta com contratos para serviços terceirizados, que eram reajustados com percentuais abusivos e prorrogados mediante termos aditivos e muitos outros para contemplar grupos de pessoas ligadas a políticos e pessoas de outros poderes, além de acusações de pagamentos de faturas por duas vezes, o que se sabe é que  o problema está entregue a uma auditoria que está fazendo todo o levantamento, de acordo com a determinação da Secretaria da Transparência.

Em entrevista concedida a Revisto Isto É, o governador Flavio Dino, falou da substituição do pessoal terceirizado por trabalhadores temporários, com salários melhores e permitindo uma economia de imediato de 20 milhões de reais aos cofres públicos. Afirmou também que vai melhorar e ampliar as unidades prisionais, paralisadas, uma vez que não foram concluídas no período de emergência decretado no auge da crise pela ex-governadora. Para a conclusão das obras dos presídios de Timon e Imperatriz, haverá necessidade de ser firmado um Termo de Ajuste de Conduta.

A verdade é que o tal Comitê de Gestão Integrada, criado pela ex-governadora Roseana Sarney e o ministro José Eduardo Cardoso, da Justiça não passou de uma farsa com promessa de construção de presídios regionais e nenhum deles foi construído e nem entregue. Na capital, mesmo sem ainda ter sido totalmente concluído um já recebe presos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *