TSE confirma eleição de prefeito de Piraí, o ex-governador Pesão, do Rio de Janeiro condenado por corrupção

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória de Luiz Fernando Pezão (MDB) na eleição para prefeito de Piraí, cidade localizada a aproximadamente 90 quilômetros do Rio de Janeiro. Pezão obteve 10.714 votos, representando 58,58% dos votos válidos, e superou o candidato Arthur Tutuca (PRD).

Inicialmente, a candidatura de Pezão havia sido barrada em primeira instância devido a uma condenação por improbidade administrativa, em razão do não repasse de recursos mínimos à saúde durante seu mandato como governador do Rio. Essa condenação, imposta em 2022, suspendeu seus direitos políticos por cinco anos. No entanto, uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos dessa decisão, e no último dia 4, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu pela improcedência da ação de impugnação de sua candidatura.

Pezão retorna à Prefeitura de Piraí, onde iniciou sua trajetória política e ocupou a posição de prefeito entre 1997 e 2005. Ele também foi vereador na cidade a partir de 1983, antes de ascender ao cargo de vice-governador do Rio, ao lado de Sérgio Cabral. Em 2014, assumiu o governo estadual, mas seu mandato foi interrompido por uma série de acusações e investigações, culminando na Operação Boca de Lobo. Pezão chegou a ser preso em 2018, acusado de corrupção, mas foi liberado em 2019, e, em 2023, suas condenações foram anuladas.

O novo vice-prefeito de Piraí será Alexandro Sena, do PSD, partido do prefeito do Rio, Eduardo Paes. A coligação de Pezão incluiu o apoio de várias siglas, entre elas Republicanos, PDT, Podemos, PSB e PT. No entanto, Pezão não terá maioria na Câmara Municipal, já que apenas três dos 11 vereadores eleitos são de partidos que compuseram sua aliança. Enquanto um ex-governador condenado por corrupção é eleito graças ao TSE, o ex-presidente Jair Bolsonaro segue inelegível… Um absurdo!

Jornal da Cidade Online

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *