Seminário debaterá a violência sangrenta nos conflitos agrários no Maranhão

aldirImagem de um povo oprimido em orações clamando por direitos e dignidade humana

A Comissão Pastoral da Terra e entidades da sociedade civil identificadas com a luta em defesa dos direitos e da dignidade humana no campo realizarão no período de 21 e 23 deste final de semana, Seminário Regional sobre Legislação e Conflitos Agrários, a ser sediado na cidade de Balsas. Será assessorado pelo professor Ariovaldo Umbelino, da Universidade de São Paulo e comentarista da Rádioagência. É uma autoridade no conhecimento técnico e da legislação na agropecuária brasileira e autor de dezenas de conferências.

A iniciativa da Comissão Pastoral da Terra com o apoio da Fetaema visa aprofundar uma tomada de posição diante da proliferação dos conflitos agrários, principalmente os que envolvem políticos. Um dos problemas mais sérios existentes no Maranhão está no município de Codó, que é liderado pelo coronel reformado da Policia Militar, deputado estadual e líder do governo César Pires e que envolve empresários, outros políticos, grileiros e jagunços. O mais grave é que o parlamentar como militar reformado impõe a unidade militar de Codó, que ela acaba sendo transformada em algoz de trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Codó.

A iniciativa do seminário tem por objetivo a construção de um documento a ser encaminhado ao governador Flavio Dino, contendo pedidos de ações efetivas para o meio rural e denunciando os mentores e autores da violência, inclusive a utilização da Policia Militar para fazer opressão, principalmente às famílias de quilombolas.

 

                                                   CARTA CONVITE

 

A Comissão Pastoral da Terra – CPT da Diocese de Balsas, tem a alegria de convidá-lo (la) a participar do 1º Seminário Regional sobre Legislação e Conflitos Agrários, que será realizado no Centro de Formação Nossa Senhora de Guadalupe na cidade de Balsas/MA, nos dias: 21, 22 e 23 de Novembro de 2014, assessorado pelo  professor da USP – Universidade de São Paulo, Doutor Ariovaldo Umbelino Oliveira que é também  Assessor dos Movimentos Sociais.

Tema: Legislação e Conflitos Agrários.

Objetivo: Fortalecer a articulação dos camponeses e das comunidades tradicionais na garantia dos direitos a terra e seus territórios.

Inicio: dia 21 de Novembro/2014, com o almoço

Término: dia 23 de Novembro/2014, com o almoço.

Participantes: Pastorais, Paróquias da Diocese de Balsas, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Pólo Sindical do Sul do Maranhão, Assentamentos, Quilombolas, Ribeirinhos, comunidades em conflito, estudantes e professores do curso de direito, grupos de mulheres, quebradeiras de Coco.

1 – Cada entidade convidada tem direito a 5 vagas para participar do Seminário

2 – Cada participante deve trazer rede, cordas e lençol.

3 – A taxa de inscrição é RS 40,00 por pessoa para os 2 dias de realização do Seminário.

4 – Pedimos confirmar a participação de sua entidade pelo telefone (99) 3541-3543 – CPT ou pelo email: cptbalsas@hotmail.com até o dia 10 de novembro de 2014.

Certos de vossa participação, agradece a CPT Balsas

CTB Balsas

 

___________________________

Antonio Gomes de Morais

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *