Felizmente a governadora Roseana Sarney procurou corrigir as deficiências, a incompetência e os desmandos praticados dentro do Sistema Estadual de Segurança Pública, só no final da sua administração. A nomeação do coronel Zanoni Porto para o Comando Geral da Policia Militar e do delegado Marcos Afonso Júnior para o cargo de Secretário de Segurança Pública, se constituiu em uma tentativa acertada para enfrentamento à criminalidade no Maranhão, principalmente na capital, entregue ao tráfico de drogas e facções diversas de bandidos, diante de tanto despreparo e até mesmo omissão dos ex-gestores. Os novos dirigentes da PM e da Segurança Pública, com conhecimentos de planejamento estratégico e visão macro de toda a realidade da violência e das raízes de onde emanam, decidiram organizar ações conjuntas dentro de um amplo contexto de compromisso com a sociedade.
O empirismo irresponsável foi imediatamente substituído pelo planejamento técnico, debatido e organizado por oficiais da PM, delegados, bombeiros, diretores do Detran e a participação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte. Os resultados estão aparecendo com ações efetivas, responsáveis e compromisso com a sociedade. Temos atuado com ações surpreendente nas áreas de referência do tráfico de drogas e de confrontos entre facções, assim como o policiamento bem determinado nas ruas e avenidas e principalmente nos bairros da cidade, que tem proporcionado a apreensão de quantidades acentuadas de drogas e prisões em flagrante, diz o delegado Marcos Afonso Júnior, Secretário de Segurança Pública. O coronel Zanoni Porto, registra que diversas unidades da Policia Militar estão durante as 24 horas do dia nos mais diversos pontos estratégicos da cidade, inclusive com dezenas de unidades móveis da ROTAM, diretamente comandada pelo coronel Ivaldo Barbosa, entrando nas comunidades em um importante trabalho preventivo e repressivo, e temos conseguido retirar muitos bandidos de circulação, mas eles são muitos. Temos recebido informações importantes através do disque denúncia, o que tem facilitado consideravelmente as ações militares, diz o Comandante Geral da PM.
A verdade é que o Sistema Estadual de Segurança Pública esteve por muito tempo entregue ao gerenciamento de pessoas totalmente despreparadas e sem um mínimo compromisso com os direitos de irem e virem dos cidadãos. Tinhamos a nítida impressão de que havia temor de enfrentar a bandidagem, o que proporcionou o aumento de assassinatos no Maranhão e São Luís se tornou referência mundial de violência. Diante de tanta omissão, que fortaleceu o crime organizado, com certeza haverá certo tempo para o combate à criminalidade. Embora os conheça apenas de entrevistas, as informações sobre a seriedade e competência do secretário Marcos Afonso Júnior e do coronel Zanoni Porto, nos leva a acreditar que efetivamente a governadora Roseana Sarney, que tem recebido criticas da minha parte, merece um voto de confiança e de inúmeros segmentos da sociedade, ávidos por tranquilidade e paz.