Não é justo um juiz julgar adversário, diz o governador do Maranhão sobre Flavio Dino

  

Carlos Brandão (MDB), que apoia Lula, relatou decisões de Flávio Dino contra seus adversários no Estado. O governador do Maranhão, Carlos Brandão (MDB), afirmou em entrevista ao programa “Eleições em Foco”, da revista Veja, que a eleição no seu Estado está “muito judicializada” e que “a maioria dos processos estão sendo julgados pelo ministro Flávio Dino”. Ex-governador do Estado, Dino é adversário político de Brandão. Durante a entrevista, ao ser questionado sobre a influência do ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino na conjuntura política maranhense, ele confirmou:

“Sim, ele na realidade não aparece diretamente, mas ele tem os aliados dele, são uns quatro ou cinco deputados que atuam, e naturalmente sempre com o apoio dele. A gente vê hoje o Maranhão com a eleição muito judicializada. Tem vários deputados que respondem a processos no Supremo e, pasme, a maioria desses processos estão sendo julgados pelo ministro Flávio Dino. Eu entendo que o Supremo deveria ter uma questão de ética, nesse caso, onde você não pode julgar adversário. Não é justo que um juiz julgue um adversário.”

Na sequência da mesma fala, Brandão comparou a situação do Maranhão com a prática de outro ministro:

“No caso do Piauí, por exemplo, o ministro Kassio [Nunes Marques] se julga impedido, se julga suspeito de julgar qualquer processo do Maranhão ou do Piauí, porque ele tem amigos, ele tem adversários. Então, por uma prudência, por uma questão de ética, ele não julga processo do Piauí. No caso do Maranhão, isso não está acontecendo. O ministro Flávio Dino tem vários deputados que respondem a processo onde ele é o relator, e ele não se julga impedido. Há vários anos a gente tem convivido com essa situação. É uma situação muito incômoda, porque é o tempo todo os aliados dele ameaçando o governo, ameaçando os aliados.”

E relatou o episódio de particular gravidade:

“Recentemente, um secretário foi preso por uma decisão do ministro Flávio Dino, e a gente até hoje não sabe o motivo. Ele não teve o direito de se defender, porque o processo corre em segredo de Justiça. E esse secretário que foi preso, te confesso que ninguém sabe o motivo: ele é um inimigo pessoal do ministro Flávio Dino. Então imagina você um ministro, inimigo de um político ou de um secretário, julgar. É um negócio que realmente não tem o menor sentido. Fica aqui o nosso registro de indignação com isso.”

Na mesma conversa, ao ser perguntada pela jornalista sobre o motivo de o secretário preso ser considerado “inimigo pessoal” do ministro, Brandão detalhou:

“Eles já tiveram problema no passado com o ministro Flávio Dino. Eles são inimigos políticos e adversários. Houve uma decisão de busca e apreensão e prisão domiciliar desse secretário. Se você me perguntar o motivo, eu até hoje não sei, porque o processo corre em segredo de Justiça. Há, por conta disso, uma pressão muito grande dos aliados, no interesse de influenciar na eleição.”

Sobre sua avaliação da relação com o Planalto e o PT, na mesma entrevista: “Primeiro esclarecer que não houve rompimento nenhum. Inclusive nós estamos pedindo voto para o presidente Lula.” Ele destacou também que o petista Felipe Camarão “praticamente não pontua, é uma candidatura que a gente sabe que não tem nenhum sentido.”

Apesar das declarações importantes do governador, todo o conteúdo foi apagado dos canais digitais da revista, incluindo a matéria e os vídeos publicados nas redes sociais.

Diário do Poder

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *