Deputada Eliziane Gama quer inspeção da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

lizianeA corrupção deslavada instalada dentro da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária e tantas outras mazelas praticadas dentro das unidades prisionais é o retrato fiel da administração incompetente e irresponsável da governadora Roseana Sarney. O que foi mais grave em todo o Sistema Penitenciário e contou com a omissão de inúmeras instituições e das Igrejas Católica e Evangélica foi a banalização da vida dentro dos cárceres.

     A deputada Eliziane Gama, presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Estado liderou no parlamento estadual as denúncias sobre as mazelas que continuam impregnadas dentro do Sistema Penitenciário do Maranhão. Os deputados Bira do Pindaré, Rubens Júnior, Raimundo Cutrim, Marcelo Tavares e Othelino Neto, também estiveram denunciando as praticas violentas e abomináveis registradas dentro das unidades prisionais e a necessidade de investigações para apuração da corrupção deslavada que continua sangrando milhões de reais dos cofres públicos.

     A iniciativa da deputada Eliziane Gama, com um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os mais de 86 assassinatos dentro dos cárceres, as fugas muitas quais mediante a corrupção envolvendo muito dinheiro, as mortes em que os corpos continuam desaparecidos e outros que foram enterrados dentro das próprias unidades prisionais e também a necessidade de averiguação sobre como estão sendo empregados os recursos para oferecer um mínimo de dignidade aos presos, hoje jogados dentro de recintos marcados pela sujeira e podridão chamadas de celas.

      A deputada Eliziane Gama, que encontrou dificuldades até para inspecionar as unidades prisionais, devido as tentativas do ex-secretário Sebastião Uchôa, em cercear a inspeção da presidenta da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Estado. A deputada ficou estarrecida com a quantidade de bandecos que encontrou jogados no lixo, no dia que esteve em apenas uma unidade, sendo informada pelos presos, que se tratava de comida estragada e que com certeza seria recusada por qualquer animal. A parlamentar procurou se informar sobre os trabalhos desenvolvidos para a ressocialização de presos, tendo alguns monitores e presos, respondido que existe apenas nos discursos e nas justificativas para gastos e viagens.  Eleita a deputada federal mais votada do Maranhão, Eliziane Gama diz que muitas questões relacionadas aos interesses coletivos, principalmente no campo do direito, da dignidade e dos interesses coletivos merecerão atenção para debates e proposições no parlamento federal. Por toda esta semana a deputada deverá propor ao plenário do parlamento estadual, uma inspeção geral em todas as unidades prisionais da capital e se inteirar dos avanços que ocorreram depois da criação do Comitê de Gestação Integrada.

      Depois da caixa preta da Secretaria de Saúde do Estado, as das Secretarias de Justiça e Administração Penitenciária, da Segurança Pública, da Infraestrutura e do Desenvolvimento Social ,Detran e várias outras instituições não podem de maneira alguma deixar de serem auditadas. Não duvidem se nestes dois últimos meses do governo Roseana Sarney, os barões famintos raspem os tachos e deixem os cofres públicos totalmente falidos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *