Há mais de uma semana tenho procurado conversar com delegados de carreira, sobre como viram a indicação feita pelo governador Flavio Dino, do delegado Jeferson Portela para a gestão da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Não encontrei qualquer restrição, muito pelo contrário, todos reconhecem como uma pessoa séria, competente e um líder nato, que conhece a instituição e as pessoas, uma vez que já foi delegado geral, presidente da Associação dos Delegados da Policia Civil do Maranhão e é professor da Academia de Policia.
A grande preocupação dos colegas de Jeferson Portela é que ele vai receber uma instituição totalmente falida e desmotivada, decorrente do período negro que o Sistema de Segurança Pública viveu com o agente da policia federal Aluísio Mendes, que juntamente com a governadora Roseana Sarney se tornaram os maiores responsáveis pelo aumento da violência na capital e no interior.
São Luís está no mapa mundial da violência com grande destaque e hoje a situação deve ser ainda pior pelos assassinatos, o tráfego e o consumo de drogas. Os problemas não tomaram proporções mais sérias devido a dois acidentes administrativos que colocaram o coronel Zanoni Porto, no comando da Policia Militar e o delegado Marcos Afonso Júnior, na Secretaria de Segurança Pública, que sem as mínimas condições de trabalho conseguiram diminuir a problemática, mas sem poder combater efetivamente a criminalidade.
Informa-se que Aluísio Mendes, deixou a pasta como terra arrasada e que será necessária uma auditoria dentro do Sistema de Segurança Pública, devido a milhões de reais que foram gastos com superfaturamentos e outros negócios nada transparentes. Uma das questões sérias reside nas construções de delegacias no interior do Estado, em que os recursos foram gastos e as unidades policiais simplesmente não existem.
A verdade é que o futuro secretário Jeferson Portela vai enfrentar talvez o maior desafio da sua vida profissional para reorganizar todo o sistema e fazê-lo funcionar como instituição voltada para os interesses coletivos. Ela precisa de um choque de gestão com a união de esforços de todos os servidores da Segurança Pública, mas todos acreditam que Jeferson Portela não medirá esforços com o apoio dos colegas para o enfrentamento às dificuldades e com o importante participação dos segmentos da sociedade civil organizada irá superar toda problemática com a determinação do governador Flavio Dino.