Decidi aceitar ser enganado mais uma vez por uma das lojas dos Supermercados Mateus, para ter o ônus da prova, de como o consumidor que não tiver atento pode ser enganado criminosamente. Comprei um requeijão de 200 gramas na loja do Shopping Tropica, que apresentava o valor de R$ 2,49. Ao chegar ao caixa para o pagamento o preço cobrado foi de R$ 2,99, com uma alteração superior a 20%. Paguei e fui ao setor de gerência para registrar que mais uma vez havia sido enganado pela rede de supermercados, e que não iria pedir a devolução como já em mais de uma dezena de vezes, para levar ao conhecimento público, de como muita gente vem sendo tripudiada em seus direitos. O interessante é que os chamados “enganos”, como costumam chamar os gerentes, só ocorrem com o aumento dos valores dos produtos, o que é bastante suspeito.
As mais de mil e quinhentas pessoas que curtiram e compartilharam do meu blog, manifestaram muita indignação e mais de 80% se disseram ter sido vítimas, e a constatação só ocorreu ao chegar em casa. Outros disseram que passaram a anotar os valores dos produtos para a verificação no registro do caixa e conseguiram evitar consideráveis prejuízos, cobrando a aplicação do preço correto.
A maior indignação é diante das práticas criminosas, os gerentes das lojas dos Supermercados Mateus entendem que, um simples pedido de desculpas resolve, mas os vícios permanecem, e quem em seguida vier a comprar o mesmo produto e não tiver a devida precaução será sem dúvidas enganado.
Uma senhora sugeriu que os consumidores devem prestar bastante atenção, principalmente diante da crise que estamos vivendo, não só nos supermercados Mateus, mas em todos os estabelecimentos comerciais. Concita todos a denunciar ao Procon e os casos mais sérios serem acionados mediante ações judiciais no juizados do consumidor. O que não pode são as pessoas serem furtadas e ficarem caladas, proporcionando lucros incalculáveis para os proprietários, que simplesmente podem perfeitamente instalar novos estabelecimentos com dinheiro que tirado dos bolsos dos consumidores maranhenses. O blog se coloca à disposição para fazer as denúncias.
