Os deputados André Fernandes e Carla Zambelli, afirmaram nas redes sociais que o número de deputados e senadores necessários para a instalação da CPMI de 8 de janeiro já foi atingido. O apoio de 171 deputados federais e 27 senadores está confirmado. “Tem muita gente barbada que não está dormindo”, destacou a deputada Zambelli, referindo-se ao presidente Lula (PT.
André Fernandes (PL-CE), por sua vez, publicou no Twitter que, por não se tratar de uma comissão de inquérito exclusiva de uma das casas legislativas, sua instalação é obrigatória, de acordo com o “Art. 21 do Reg. Comum do CN: uma vez requerida por 1/3 das casas, a instauração é automática!”, disse.
Em se tratando de uma CPMI, a instalação é automática após a coleta do número mínimo necessário. No governo federal, há muito temor com relação a atuação dessa comissão parlamentar de inquérito.
Lula e Flavio Dino são contra. Parece óbvio que temem por algo sério e que pretendem esconder, mas que serão investigados.
Muitos inocentes estão presos com violação de direitos e ameaça de serem condenados sem o direito a defesa plena. E isso é imperdoável e extremamente grave num estado democrático de direito.
Jornal da Cidade Online