Em prédio alugado o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão tem data de validade?

Infelizmente para todos os maranhenses, o Sistema Estadual de Saúde de há muito se transformou em um antro de corrupção constatado pelas autoridades. O cinismo da roubalheira é tão acentuado, que as expectativas estão voltadas para os próximos golpes a serem descobertos.

A população maranhense tem a absoluta certeza de que a saúde não chega às pessoas mais pobres e muita gente não consegue pelo menos uma consulta é em razão de que os recursos destinados  para atendimentos são desviados como é o caso dos aluguéis camaradas e mais recente o vergonhoso contrato feito com uma empresa chamada Biosaúde, sem qualquer credibilidade e respaldo de experiência e financeiro para administrar 40 unidades do Sistema Estadual de Saúde. Para que se tenha dimensão de tanta roubalheira, em conivência com a Secretaria de Estado da Saúde, o Biosaúde aplicou um golpe em mais de sete mil trabalhadores com quatro meses de atraso de pagamento salarial e outras indenizações. Com a participação da Secretaria de Estado da Saúde e Empresa Maranhense de Hospitais, a Biosaúde chegou a firmar um acordo com o Ministério Público do Trabalho, para pagar os direitos dos trabalhadores com o pagamento da primeira parcela para setembro. Com a prisão de alguns prepostos que seriam os gerenciadores da Biosaúde, não se sabe o que deve acontecer, depois que foram presas quatro pessoas da empresa caloteira.

O que precisa ser investigado pelas autoridades, principalmente pelo Ministério Público de Contas e Ministério Público Estadual é como foi feito o contrato com a Biosaúde envolvendo dezenas de milhões de reais. Se houve concorrência pública para serviços com valores bastante acentuados ou se foi mais um entendimento camarada com o dinheiro da saúde da população maranhense, importando-se gente de fora sem um mínimo de responsabilidade e muito menos transparência.

O caso do contrato camarada feito pela Secretaria de Estado da Saúde com a Clínica Eldorado, respaldado pelo Palácio dos Leões para que no local fosse instalado o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão. Primeiramente se questiona sobre a instalação de um hospital de porte em um prédio alugado, o que suscita dúvidas de que a unidade hospitalar terá tempo de validade, mesmo com os altos investimentos feitos na clinica particular pertencente a pessoas de afinidade com a gestão maior do Sistema Estadual de Saúde e por extensão a gente de influência no Poder Judiciário.

Com o pedido de auditoria feito pelo Ministério Público de Contas ao Tribunal de Contas do Estado para o contrato camarada com a Clínica Eldorado, onde está instalado o Hospital de Traumatologia e Ortopedia pode ser o caminho para que se saiba o tamanho da generosidade do governo. O que precisa ser esclarecido é a grande motivação do Governo do Estado em não construir ou pelo menos adequar em um prédio do Estado para instalar uma unidade hospitalar de porte médio. Se houvesse inicialmente o aluguel e uma promessa de venda com valores previamente estabelecidos, poderia até  ser uma justificativa, mas mesmo assim seria irregular, mas um simples aluguel pomposo por tempo indeterminado é muita generosidade com o dinheiro do povo.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *