Superlotação nos presídios é o responsável por conflitos e mortes no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

        aldir

A morte de mais um detento dentro de uma unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas é uma advertência para o sério e grave problema da superlotação. O Sistema Penitenciário do Maranhão recebeu investimentos e também passou  mudanças diante do quadro do governo anterior, quando barbáries, fugas e corrupção predominavam em todos os níveis.

         A realidade atual é que as facilidades ainda existem em menores proporções, mas há uma tentativa deliberada forçar informações públicas de que existe um grande trabalho planejado e determinado em busca de resultados positivos através da ressocialização Se houvesse como pregam não teríamos problemas de presos mandando incendiar coletivos, o número de celulares que circulam nas unidades, fugas, assassinatos e espancamentos de internos. Apesar do controle de entrada de visitas, os presos de maiores influências não deixarão de receber e passar informações. Enquanto o Sistema Penitenciário trabalhar com pessoal terceirizado, que tem data para entrar e sair, as facilidades serão marcas presentes.

          A mudança na identificação das unidades prisionais para Unidades de Ressocialização pode até ser positivo, mas desde que a problemática maior e mais cruel da superlotação estivesse avançando com celeridade. Como se pode tentar humanizar a população carcerária, quando os detentos vivem em condições contraditórias aos princípios emanados da Lei de Execução Penal.

          O Sistema Penitenciário tem dado demonstrações claras de que não está preparado para atender as demandas da Policia Civil, quanto ao número de celas para detentos provisórios, o que resulta muitas vezes que sejam recolhidos mais de seis presos em apenas uma, sem que eles tenham passado por qualquer tipo de avaliação.

          São inúmeras as queixas de presos custodiados por diversos crimes, denunciarem que foram vitimas de agressões. A verdade é que as Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Administração Penitenciária, são instituições afins. A primeira prende de acordo com as suas ações e determinações judiciais e a segunda tem a devida responsabilidade em zelar pela integridade física do preso, o que infelizmente ainda é muito vulnerável.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *