Até o próximo dia 02 de outubro, data limite vigente para a mudança de partidos dos atuais detentores de mandatos que pretendam disputar a reeleição. Na Câmara Municipal de São Luís, os vereadores Rose Sales, Francisco Chaguinhas, Estevão Aragão, Ricardo Diniz, Marquinho e Helena Duailibe, são apontados como certos para deixarem os seus partidos atuais e ingressarem em outros. Muitas articulações e conversas sobre propostas estão dentro do contexto, uma vez que a tendência é que sejam formadas coligações fortes com vistas a eleição de números maiores de vereadores.
A vereadora Rose Sales faz um silêncio obsequioso com vistas a sua nova filiação, tendo em vista que afirma ser candidata a prefeita, mas não revela por qual agremiação partidária disputará o pleito . A vereadora vem passando no momento por um enorme desgaste no legislativo municipal, tendo em vista a sua atitude intempestiva e até mesmo agressiva em relação ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que conta com o apoio da maioria.
Os vereadores Francisco Chaguinhas, Estevão Aragão, Ricardo Diniz, Marquinhos e Helena Duailibe, estão entre os demais que mudarão de partido, mas não revelam por quais legendas deverão disputar as eleições em 2016.
A vereadora Helena Duailibe, que atualmente é Secretária Municipal de Saúde, deverá se integrar a base politica de sustentação do prefeito, com quem já teria firmado um acordo. Especula-se que ela não concorrerá à reeleição, devendo ser substituída pelo seu marido, o ex-deputado estadual Afonso Manoel.
O vereador Fábio Câmara, que chegou a anunciar a possibilidade de deixar o PMDB, em razão de divergências com o ex-secretário Ricardo Murad, além de postular a sua candidatura a prefeito, parece que caiu na real. Como a direção do PMDB caminha para ficar com a deputada Andréia Murad e o Ricardo Murad, que é hoje pré-candidato a prefeito, já teria feito acenos para o vereador em busca de uma reconciliação, hoje Fábio Câmara não fala mais em deixar o PMDB e vai com apoio dos Murad’s em busca da reeleição.
