Refinaria Premium em Bacabeira foi o maior estelionato político e fonte de corrupção no Maranhão

29 de janeiro de 2015Decidi republicar a presente matéria de 29 de janeiro de 2015, diante de mais uma das inúmeras mentiras propaladas pelo candidato Lula Silva, sendo agora, sobre a ilusória Refinaria Premium, anunciada pelos que estão na foto e outros ausentes. Apesar de ter consumido mais de R$ 2 bilhões, nem a terraplanagem foi concluída e dizem que muitos milhões foram parar no ralo da corrupção. A verdade é que inventaram uma paralisação e posteriormente o silêncio respondeu pelo abandono da obra, como mais uma corrupção vergonhosa no currículo de Lula e outros que costumam comer recursos públicos pelas beiradas.

Quando as empreiteiras começaram a deixar o canteiro de obras da tão decantada politicamente refinaria Premium, no município de Bacabeira, na área metropolitana de São Luís, a justificativa da classe política e mais precisamente do grupo Sarney, era que o projeto havia sido adiado com previsão de retomada em 2016. Em 2013, sinais de corrupção nas obras de terraplanagem se tornavam mais visíveis, com a morosidade e algumas máquinas no local para impressionar. Ao abandonarem o canteiro, muitas empresas contratadas por empreiteiras se mandaram e causaram sérios prejuízos ao comércio local e outros fornecedores, inclusive pequenos vendedores de refeições.

O discurso político para impressionar veio com a informação de adiamento das obras e os esforços concentrados da governadora Roseana Sarney, do ministro Edison Lobão, dos senadores José Sarney, Edinho Lobão e João Alberto para o reinício da construção em 2014, ano eleitoral, inclusive de que haviam sido consolidados entendimentos com a presidente Dilma Rousseff e a presidente Graça Foster, da Petrobrás.

A partir da prisão do doleiro Alberto Yousseff e todo o novelo que passou a ser desenrolado com a corrupção deslavada na Petrobrás, que hoje está em 88 bilhões de dólares, os discursos desapareceram e os defensores da refinaria Premium passaram a viver fortes tensões.

Como as investigações do Petrolão devem chegar ao Maranhão, em razão de que as obras de terraplanagem da sonhada refinaria estavam orçadas em 750 milhões de reais e apesar de ainda faltar muito para a conclusão, teriam sido gastos 2,5 bilhões de reais, o que corresponde a mais de 300% do valor inicial, mesmo com os ajustes dos chamados aditivos. Entendo que a ex-governadora Roseana Sarney, o ministro Edison Lobão, o senador José Sarney, o candidato a governador Edinho Lobão e Gastão Vieira, candidato ao senado e ambos derrotados têm a obrigação de fazer esclarecimentos bem objetivos ao povo do Maranhão, para os fracassos, uma vez que foram geradas muitas expectativas. Muitos pais de famílias fizeram investimentos nos filhos com cursos profissionalizantes, a construção civil fez projeções grandes e hoje temos ofertas de imóveis bem acentuadas sem falarmos na especulação imobiliária que avançou em Bacabeira e nos municípios próximos, causando prejuízos incalculáveis aos oportunistas.

Agora é esperar as investigações para apurar as responsabilidades em torno das obras de terraplanagem calculadas em 750 milhões de reais, e consumiu dos cofres públicos, 2,5 bilhões de reais e nem concluídas foram.

Fonte: AFD

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *