Secretário da SEJAP anunciado por Flavio Dino já esteve no Maranhão e foi recusado por pressões de empresários

aldirMurilo Andrade de Oliveira assumirá a Sejap

O governador Flavio Dino, anunciou hoje o nome do futuro Secretário de Justiça e Administração Penitenciária. Será o advogado e professor universitário Murilo Andrade de Oliveira, gestor com mais de 16 anos de experiência no Sistema de Segurança Penitenciário de Minas Gerais e atualmente é Subsecretário de Administração Prisional de Minas Gerais. Ele chegou a ser cotado para a SEJAP, depois da segunda barbárie no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, quando inclusive foi criada a farsa do Comitê de Gestão Integrada,

 Murilo Andrade chegou a vir a São Luís e teve um encontro com a governadora Roseana Sarney, que o convidou para assumir a secretaria adjunta do Sistema Penitenciário do Maranhão. A resposta dele foi dada com o seu retorno imediato a Minas Gerais. Mais tarde veio a ser informado, que empresários prestadores de serviços terceirizados, políticos e pessoas influentes de outros poderes teriam feito pressão para a governadora recusar a sua nomeação, levando-se em conta interesses particulares, para a permanência de Sebastião Uchôa no cargo.

Por ocasião das informações à época que Murilo Andrade de Oliveira viria para o Maranhão, a direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão manteve contatos com os dirigentes sindicais de Minas Gerais e receberam deles as melhores recomendações, principalmente no campo da competência e de trabalhos com bastante transparência. Hoje, o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Minas Gerais voltou a ratificar o que havia informado, relatando que ele teve uma grande participação na redução efetiva de terceirizados, que era de 13 mil e em três concursos públicos foram aprovados mais de 11 mil agentes penitenciários. O reduzido número ainda existente são de pessoas do setor administrativo. Foi a partir da retirada de terceirizados das unidades prisionais de Minas Gerais, que os problemas foram reduzidos de maneira acentuada.

A diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão mostrou-se bastante otimista com a indicação de Murilo Andrade de Oliveira, levando-se em conta que os anseios da categoria residem no combate a corrupção deslavada com desvios de milhões de reais através de contratos de serviços superfaturados, convênios facciosos e tantas outras mazelas instituídas dentro do Sistema Penitenciário do Maranhão pela administração anterior a atual, além da necessidade de uma investigação rigorosa sobre os 86 assassinatos e mais de 140 fugas ocorridas nos últimos vinte meses. O futuro secretário é portador de um currículo, em que está a conclusão de doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, graduando em Administração, Superintendente, Diretor de Informações, Instrutor e Auditor do Sistema de Segurança Penitenciária.

 

 

 

 

 

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *