Tributo a Gerson de Oliveira Costa

Quem teve o privilégio de conhecer o cidadão e grande ser humano Gerson de Oliveira Costa, deve ter ficado profundamente abatido pela irreparável perda. Era uma pessoa predestinada, assim como sua esposa dona Lourdes, a construir o bem vendo em casa irmão a semelhança de Jesus Cristo. Na cidade de Viana, sua terra natal com a sua farmácia São Sebastião, era uma espécie de primeiro socorro para muita gente, que ali na maioria das vezes não compravam qualquer medicamento, eramorientadas a procurar o médico. O seu sentimento solidário e fraterno nos deixaram e ele foi chamado à casa do Pai, para uma nova missão.

Por ocasião da missa do sétimo dia do seu passamento, o seu filho Gerson de Oliveira Costa Filho, bastante emocionado, e nome dos seus seis irmãos expressou de maneira límpida, o sentimento dos filhos para com o pai e amigo Gerson de Oliveira Costa.

“Eu nem precisaria dizer, mas hoje fazem sete dias do falecimento de papai. Fui incumbido de dizer algumas palavras em sua homenagem. Pensei! Como diante de tanta dor teria forças para externar meus sentimentos de uma pessoa que nos deu tantas oportunidades na vida. Parei e pensei, somente diante de Deus buscarei forças. Olhei para trás, comecei a trilhar os caminhos de tanta convivência harmoniosa, carinhosa e respeitosa que ele tinha por todos nós.

         Hoje olhamos para trás, vemos, e acima de tudo reconhecemos. Quantas não foram as vezes que vimos o senhor chegar em casa cansado do trabalho e ainda assim tentar passear na porta da rua enquanto mamãe terminava os afazeres de casa! Quantas foram as vezes que, sem pensar duas vezes, o senhor renunciava a sua própria vontade para satisfazer a nossa? Quantas não foram as vezes em que deixou de investir em si mesmo para depositar suas economias em nossa educação e em nosso desenvolvimento?! o senhor foi, sem dúvida alguma, nosso primeiro professor e o mais importante professor. Professor do “sim” e do “não”, do “com “licença”, do “muito obrigado”, de andar e também do falar, enfim, das lições da vida, como uma pessoa deveria se comportar, sem contudo, aplicar um só corretivo, um só grito ou uma só pisa, somente  e somente com os seus ensinamentos.
O nosso pai, esteve sempre presente em nossa caminhada, por trás de nós, como uma lanterna pra iluminar os nossos caminhos, incentivando como podia, e hoje somos muito grato por essa  generosidade de um pai responsável com tudo que fez, e nós seremos eternamente gratos por sua compreensão.
Tínhamos certeza da devoção por todos nós, não tinha filho preferido, o teu amor resumia em um só, ele jamais aceitaria que algum filho viesse se queixar do outro, sou testemunho dessa afirmativa que faço. Só por este fato meus irmãos hão de concordar comigo que nós já seriamos eterno gratos a ele. Mas como manda o ditado, “não basta ser pai, tem que participar”. E ai desenrola toda a história.
No dia 24 de julho deste ano, a alguns dias atrás estávamos comemorando seus 83 anos bem vividos, momento de descontração e de alegria, mas dias depois Deus lhe chamou para continuar no mundo espiritual sua missão que começou aqui na terra, ajudando pessoas carentes, o que de forma mais bonita, veladamente,  era um homem bondoso e desprovido de qualquer forma de ostentação ou vaidade e seu grande orgulho era sua Farmácia “SÃO SEBASTIÃO”, a qual servia muito mais, para ajudar aqueles mais necessitados, do que propriamente uma fonte de sobrevivência material, e que todos o chamavam carinhosamente de Dr. Gelson.
Nosso pai era um homem muito sábio, nós nos surpreendíamos com sua paciência, pregava harmonia entre as pessoas, jamais ofendia quem quer que seja.  Ouso em dizer sábio, porque o sábio é aquele que se alimenta da palavra de Deus, aquele com o poder de compreensão e dialogo, de ter a paciência de escutar, de conhecimento, não daquele estudo do banco da escola e sim da vida vivida.
Não poderia deixar de falar de nossa mãe, se completavam, era tanta generosidade entre eles que transbordava de alegria dentro de nossa casa, mas me perdoei minha mãe as homenagens hj a senhora somente compartilha. bjs. te amamos.
Como disse anteriormente,  tinha somente uma fonte inspiradora que pudesse superar minha dor, a bíblia e nela venho em ECLESIASTES OU O SÁBIO:
1. Eclesiastes 3, Tempo para tudo, tudo neste mundo tem seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
2. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar;
3. Tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.
4. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;
5. Tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar
6. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar
7. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de paz e tempo de guerra;
Ai nos indagamos!
O que é que a pessoa ganha com todo o seu trabalho? Eu tenho visto todo o trabalho que Deus dá às pessoas para que fiquem ocupadas. Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e  as que  ainda vão acontecer; porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz. Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver melhor o que puder. Todos nós devemos comer e beber e aproveitar aquilo que ganhamos com o nosso trabalho. Isso é um presente de Deus. Eu sei que tudo que Deus faz dura para sempre, não podemos acrescentar nada, e nem tirar nada. E uma coisa que Deus faz  é levar as pessoas a Temê-lo. Tudo o que acontece ou que pode acontecer já aconteceu antes. Deus faz com que uma coisa que acontece torne a acontecer.
Sei que será difícil  a todos nós superarmos, mas a certeza que  há tempo para tudo, até para partir, e sendo o desejo de Deus é que  temos que segui-lo. Amém.

Gerson de Oliveira Costa filho

Desembargador Federal do TRT                    

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *