Superlotação em coletivos é causa grave para a covid-19, afirmam infectologistas

A superlotação nos transportes coletivos de São Luís vem sendo tratada pelas autoridades com muita indiferença, daí é que as autoridades a quem cabe a responsabilidade de defender e fiscalizar a prevenção a covid-19, sustentam os seus discursos nas aglomerações em que existem grupos de pessoas nas praias e em outros locais públicos, sem nenhuma prevenção, mas ignoram totalmente o transporte coletivo, limitando-se timidamente a fazer desinfecção precárias nos ônibus

Médicos infectologistas vêm observando, que a acentuada indiferença para a superlotação nos transportes coletivos é um fator para a multiplicação da covid-19, levando-se em conta, que uma pessoa contaminada pode levar a doença para diversos lugares e finalmente para dentro de casa. No caso de São Luís, são muitas as denúncias de que com o calor, percursos bastante demorados e restrição ao ar condicionado, geralmente a maioria dos passageiros costumam baixar as máscaras e deixá-las no pescoço, vindo a retomar o uso correto, apenas quando chegam ao final das viagens.

Aqui no blog já registrei inúmeros apelos de pessoas, as quais temem pelas suas vidas e das suas famílias. Infelizmente, e até por omissão, as autoridades demonstram não querer se defrontar com o empresariado do transporte coletivo, daí é que não determinam o aumento da frota e muito menos fiscalizam com determinação e seriedade, que o problema exige, colocando o passageiro a mercê da própria sorte de ser contaminado ou não pela covid-19. Há poucos dias, dois médicos infectologistas ouvidos por uma emissora de rede nacional, afirmaram que é mais barato se prevenir do que enfrentar os milhares de casos da pandemia, que pode ser em inúmeros casos, de proporções inimagináveis com a perda de muitas vidas.

A verdade é que a pandemia continua posta a todos nós e subestimar a prevenção é favorecer os sérios riscos de uma nova onda, como já podemos verificar as informações que chegam de diversos pontos do mundo, principalmente do continente europeu, que por relaxamentos e a indiferença voltam a um novo ponto de partida com  nova onda. O que aflige a maioria da população são os casos diários  da covid-19 e as mortes ocorrem todos os dias.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *