Senado pede lista dos 500 maiores devedores da Previdência para enfrentar a sonegação

Os senadores aprovaram 181 requerimentos de informação a ministérios e órgãos da administração pública. Entre esses pedidos, está o do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que cobra do Ministério da Economia a lista dos 500 maiores devedores da Previdência Social. A sonegação é sem dúvidas um dos problemas mais sérios da previdência social e precisa ser enfrentado com muita seriedade e determinação. São bilhões e bilhões de reais devidos em sua maior parte por grandes empresas. Precisamos fazer esse enfrentamento como um importante avanço e transparência na previdência, afirma o senador do PSD do Mato Grosso do Sul.

Para Nelsinho Trad, o Congresso fez sua parte ao aprovar a reforma da Previdência. Mas, agora, é preciso saber quanto o país tem perdido com a sonegação da contribuição previdenciária.

Grandes empresas

“Quando começou a discussão da reforma, fiz esse requerimento lá atrás. Mas não foi votado. Temos de passar tudo a limpo. Quem deve tem de pagar. O cidadão comum é punido, mas e as grandes empresas?”, disse o senador ao Congresso em Foco.

O pedido foi aprovado por unanimidade. O Ministério da Economia será obrigado a responder. Do contrário, as autoridades envolvidas poderão incorrer em crime de responsabilidade. Ainda não há data para a entrega da lista.

“A gente conseguiu limpar a pauta porque estava dependendo dessa reunião da Mesa. Eu quero tentar fazer uma [reunião] por mês e acho que a de março tem que ser logo no começo do mês”, afirmou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Congresso em Foco

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *