Roseana Sarney assume a direção do MDB e altera a disputa política de 2022

A ex-governadora Roseana Sarney assumiu à semana passada a direção do MDB, sendo eleita por aclamação, mas em momento algum tomou qualquer posição sobre candidatura, mas vem causando uma enorme preocupação aos políticos que antecipadamente já admitiam vitórias iminentes, e descobriram que o panorama é outro para 2022, principalmente que algumas pesquisas a mostram na preferência do eleitorado maranhense para o Governo do Maranhão.

A decisão de uma radical mudança na direção e orientação do MDB no Maranhão foi de inúmeros políticos do partido, levando-se em conta a falta de um posicionamento de oposição e muitas vezes o partido dava plenamente demonstração de que era aliado do governo, o que proporcionou a necessidade de um novo viés e nada melhor com a mais expressiva liderança do partido, a ex-governadora Roseana Sarney.

Se para o os aliados do Governo do Estado, o nome de Roseana Sarney é um enorme desafio, para os possíveis dissidentes o que poderá levar governador Flavio Dino a rever o seu posicionamento sobre a escolha do candidato ao grupo para a disputa do executivo no ano que vem.

Com a nova visibilidade da oposição com Roseana Sarney à frente, não avaliada pelo governo, para os políticos que ameaçam romper com Flavio Dino pela indicação do candidato ao governo, acabou sendo fortalecido, uma vez que uma ruptura poderá colocar em risco não apenas a candidatura do indicado pelo Palácio dos Leões, mas a do próprio governador ao senado. Se houver o rompimento, eles podem fazer composição com a oposição, haja vista não existir qualquer possibilidade de entendimento com os palacianos.

Dentro do grupo de sustentação ao governo Flavio Dino, existem opiniões de que seja aberto um amplo diálogo com o senador Weverton Rocha e outras lideranças que o apoiam para a construção de uma unidade, mas como Flavio Dino não gosta de ser contrariado e entende que as suas decisões não podem ser revogadas, agora é esperar de como eles devem resolver o sério problema.

A governadora Roseana Sarney, conforme já anunciou que em defesa da pandemia não fará movimentações políticas, limitando-se a entendimentos à distância, que inclusive foi uma das razões para a sua eleição por aclamação à presidência do MDB. A partir de janeiro, a ex-governadora deve iniciar a sua caminhada por todo o Maranhão para ouvir lideranças políticas, comunitárias, empresários e o povo, para então seguir o rumo indicado pela maioria.

Fonte: AFD      

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *