Professor Raimundo Figueiredo: educador de várias gerações no Colégio Batista Daniel de La Touche

          aldir

    Hoje tive o prazer de encontrar em um supermercado, uma pessoa que está dentro da história da educação em São Luís e no Maranhão. Os meus filhos estudaram no Colégio Batista à época para se conseguir uma vaga no estabelecimento de ensino, as pessoas tinham que fazer esforços com solicitações de reservas e recorrer até a pais de alunos que já estudavam no colégio.

             O professor Raimundo Figueiredo, como diretor geral do Colégio Batista, estava sempre no centro das atenções, pela sua acentuada preocupação com a qualidade do ensino e a disciplina dos alunos. Muitas vezes questionado e em outras oportunidades criticado, mas quando os próprios pais debatiam sobre a qualidade do ensino e o rigor da disciplina, eram raros os que não concordavam.

           Particularmente, vendo muitas das suas atitudes e inúmeras delas executadas pelo professor Emílio, me tornei um apreciador do professor Raimundo Figueiredo, mas nunca tive maiores proximidades com ele pessoalmente, a não ser em reuniões. A verdade é que me tornei um grande apreciador dele, pelo desenvolvimento intelectual dos meus filhos, pelas amizades feitas por eles e que permanecem até hoje e os grupos são intitulados de Colégio Batista. O mais importante dentro do contexto é que todos reconhecem que tiveram o privilégio de estudar em um excelente estabelecimento de ensino e o reconhecimento aos professores e todas as pessoas que fizeram o colégio à sua época, mas os nomes do professor Emílio, da professora Heloisa e do professor Figueiredo, permanecem vivos não apenas em meus filhos, mas em quase todos eles, quando das suas reuniões lembram saudosamente do Colégio Batista , das suas travessuras  e das correspondências para que os seus pais foram chamados para encontros com o professor Raimundo Figueiredo, em razão de praticas indisciplinares. Hoje tive i privilégio de abraça-lo e pessoalmente lhe dizer, que a sua história passa necessariamente pela educação, incentivo e orientação à formação de muitas gerações.

Glynn McCalman

Agradeco pelo o homenagen ao Professor Figueiredo. Era conhecido de Professor Raimundo Figueiredo por uns anos c1960-1965. Vi que era uma pessoa bem sabio e que merecia a confianca colocado nele a ser diretor do Colegio Batista.
Peco um grande favor do senhor, que e’ o endereco dele (Dr, Figueiro) por email pelo qual posso assim comunicar com ele apos de quase 60 anos. Se quiser, pode pedir licensa dele antes de enviar a licensa.
Ficarei muito agradecida. E se eu posso fazer qualquer favor para o senhor, sera’ honrado a fazelo.
Peco desculpas pelo mal tratamento do sua lingua bela.
Glynn McCalman, Louisiana, EUA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *