Professor Figueiredo, educador de gerações no Colégio Batista Daniel de La Touche foi para o Reino da Glória

               Recebi com profundo pesar, a informação do passamento do professor Raimundo Figueiredo, educador quer marcou muitas gerações no Maranhão, pelo rigor com o ensino de alta qualidade e a disciplina, fatores determinantes que fizeram a diferença do Colégio Batista Daniel de La Touche. Há três anos tive oportunidade de encontrá-lo em um supermercado de nossa capital e ao me aproximar dele, me identifiquei com pai de alunos da época da sua administração. Gentil e sorridente me perguntou se eles lembravam do colégio. Respondi que eles e muitos colegas se reúnem até hoje e os nomes dos grupos são: Colégio Batista.

À época fiz aqui no blog, o seguinte registro:              

Hoje tive o prazer de encontrar em um supermercado, uma pessoa que está dentro da história da educação de São Luís e do Maranhão. Os meus filhos estudaram no Colégio Batista à época em que para se conseguir uma vaga no estabelecimento de ensino, as pessoas tinham que fazer esforços com solicitações de reservas bem antecipadas e recorrer até a pais de alunos que já estudavam no colégio.

O professor Raimundo Figueiredo, como diretor geral do Colégio Batista, estava sempre no centro das atenções, pela sua acentuada preocupação com a qualidade do ensino e a disciplina e tinha no professor Emilio a execução. Muitas vezes questionado e em outras oportunidades criticado, mas quando os próprios pais debatiam sobre a qualidade do ensino e o rigor da disciplina, eram raros os que não concordavam.

Particularmente, vendo muitas das suas atitudes e inúmeras delas executadas pelo professor Emílio, me tornei um apreciador do professor Raimundo Figueiredo, mas nunca tive maiores proximidades com ele pessoalmente, a não ser em reuniões. A verdade é que fiz dele e do colégio como algumas das referências pelo desenvolvimento intelectual dos meus filhos, pelas amizades feitas por eles e que permanecem até hoje e os grupos são intitulados do Colégio Batista. O mais importante dentro do contexto é que todos reconhecem que tiveram o privilégio de estudar em um excelente estabelecimento de ensino e o reconhecimento aos professores e todas as pessoas que fizeram o colégio à sua época, mas os nomes do professor Emílio, da professora Heloisa e do professor Figueiredo, permanecem vivos não apenas em meus filhos, mas em quase todos eles, quando das suas reuniões, lembram saudosamente do Colégio Batista, das suas travessuras  e das correspondências recebidas pelos seus pais chamados para encontros com o professor Raimundo Figueiredo, geralmente em razão de práticas indisciplinares.

Hoje tive o privilégio de abraçá-lo e pessoalmente lhe dizer, que a sua história passa necessariamente pela educação, incentivo e orientação à formação de muitas gerações e o meu muito obrigado pelos princípios, valores e o desenvolvimento intelectual, que os meus filhos receberam.

Publicação em 10 de Janeiro de 2018

AFD

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *