Os 04 milhões de litros de óleo combustível que estão no navio Stellar Banner é o risco de desastre ambiental

          Apesar das autoridades informarem que estão monitorando o navio Stellar Bunner, alugado pela Vale para fazer transporte de minério de ferro do Porto da Madeira para a China, o risco de impacto ambiental não está descartado pelas autoridades, observado que o navio já está bastante adornado e o naufrágio é praticamente iminente.

O navio foi encalhado em banco um de areia, através de uma operação bastante arriscada, mas muito bem executada por rebocadores apesar da distancia de uns 140 quilômetros do Porto do Itaqui. Equipes técnicas com a participação de vários órgãos de fiscalização e controle estão tratando de como poderá ser feita a retirada dos milhões de litros óleo combustível que estão nos porões da embarcação.

O volume acentuado de óleo combustível no navio é decorrente dele ser de grande porte e fazer uma viagem direta, em que na sua área de navegação não existir porto com a capacidade para ele fazer operação de reabastecimento.

Já estariam a caminho do local em que se encontra o navio, algumas barcaças da Petrobrás, que farão a operação de retirada do óleo combustível do Stellar Bunner.

Há suspeitas de que o navio tenha havido uma colisão na parte  inferior da embarcação, o que teria causado fissuras, mas ainda não podem ser confirmadas, uma vez que faltam provas técnicas.

O problema sério de desastre ambiental com o navio Stellar Bunner, está preocupando as autoridades e alguns técnicos especializados de empresas internacionais que tratam especificamente com o problema devem ser deslocados para o local em que está o navio já adornado e na iminência de naufrágio.

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *