O Hospital da Criança é mais uma das incompetências de Edivaldo Holanda Jr e Flavio Dino

O Hospital da Criança, localizado na avenida dos Franceses tem se constituído como uma das obras de maior engodo e irresponsabilidade do poder público para a sua conclusão. Neste inverno a unidade que funciona em caráter precário e que já deveria ter sido interditado com as chuvas que invadiram o hospital e transformaram em verdadeiro inferno o resgate de crianças doentes, acompanhantes e todo o corpo de servidores.  A justiça já poderia ter determinado a intervenção no Hospital da Criança, transferindo as crianças doentes e internadas para hospitais particulares com a total responsabilidade da prefeitura de São Luís.

Já se foram muitas e muitas tentativas para a conclusão das obras, mas como para a prefeitura de São Luís, saúde não é prioridade e até mesmo direito para a população, a incompetência e a irresponsabilidade sempre se sobrepõe aos interesses coletivos.

Acreditava-se que quando de uma audiência pública na própria unidade hospitalar em que estiveram presentes os secretários municipal e estadual de saúde, representantes dos Executivos, o Ministério Público e o juiz da Vara dos Direitos Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís.  À época foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta pelo qual os governos estadual e municipal através de parcerias assumiram a responsabilidade de conclusão da obra.

Tudo não passou de mais um grande engodo e o Hospital da Criança vem funcionando precariamente sem condições mínimas de atendimento para a população. São inúmeras as denuncias de falta de medicamentos e falta de leitos, levando ao improviso de crianças em corredores da unidade e em outros locais não apropriados. A enchente da semana passada acabou se constituindo em alerta sobre as obras e muita gente lembrou sobre o TAC feito com o Ministério Público com a presença do Juiz da Vara dos Direitos Difusos e Coletivos.

A verdade é que tanto o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís não honraram os compromissos assumidos e mais uma vez a população vem sendo penalizada. Diante do que se está vendo, necessário se tornam medidas urgentes do Ministério Público e da Vara dos Direitos Difusos e Coletivos, com vistas a que uma solução seja encontrada para o problema, o que não pode é se continuar dando uma assistência médica sem um mínimo de qualidade e totalmente deficiente as crianças de São Luís e de vários municípios do Estado. Estes recorrem ao Hospital da Criança, depois do Governo do Estado sucateou a saúde em todo o Maranhão, deixando milhares de pessoas à própria mercê da morte por falta de atendimento médico.

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *