Nova “CPI da Pandemia” vai apurar denúncias de fraudes e corrupção de governadores e prefeitos

O senador Eduardo Girão já reuniu pelo menos 30 assinaturas das 27 necessárias para criar uma CPI que se propõe a investigar o uso de recursos públicos federais enviados a Estados e municípios durante a pandemia. Girão quer que essa nova CPI apure denúncias de fraude e corrupção. O ponto de partida é a compra de 300 respiradores, no valor de 48,7 milhões de reais, feita pelo Consórcio Nordeste. O senador Girão encaminhará o pedido ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco.

O requerimento deve ser apresentado na próxima semana, logo após o feriado de 7 de Setembro. No decorrer da CPI da Pandemia, diversos documentos que mostraram desvios em contratos assinados por governadores e prefeitos foram simplesmente omitidos, principalmente do Consórcio de Governadores do Nordeste e blindaram vários acusados de corrupção, em que está o governador Renan Filho, nada menos do que o filho do poderoso Renan Calheiros, envolvido até alma em corrupção e com o respaldo do STF se tornou relator da CPI do Protecionismo e voltada contra a presidência da república.

No caso do Consórcio Nordeste, os governadores compraram respiradores de uma empresa especializada na fabricação de peças íntimas e na importação de medicamentos à base de maconha.

Girão enumerou mais de 100 operações da Polícia Federal, desde o início da pandemia, para investigar contratos firmados por governos estaduais e prefeituras, com verbas repassadas pelo governo Bolsonaro. As cifras ultrapassam 3,2 bilhões de reais, segundo o senador. Desde abril de 2020, foram cumpridos 158 mandados de prisão temporária, 17 de prisão preventiva e 1.536 de busca e apreensão, em 205 cidades, de 26 Estados.

Fonte: Jornal da Cidade Online

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *