Maranhão é um dos 11 estados brasileiros que apresentam tendência de queda para mortes por Covid-19

Estados em laranja representam os que estão em tendência de queda para mortes por Covid-19.

O Brasil tem 11 estados com tendência de queda para mortes por Covid-19. Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe apresentaram média móvel de óbitos 15% menor quando comparada com o cálculo de duas semanas atrás. O país registrou uma média de 1.038 mortes, o que configura estabilidade de óbitos.

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira que tem identificado nas últimas semanas uma estabilização na curva de mortes decorrentes da pandemia do novo coronavírus, embora em patamar alto, mas com indicativo de queda. Ele também citou um “descolamento” nas curvas de contágio da doença e de óbitos.

A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

As informações e cálculos são do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. Os dados são coletados diretamente com as secretariais estaduais de Saúde.

Demonstram estabilidade nos óbitos os estados do Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, além do Distrito Federal. ,

Já os que estão em alta são Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Fonte: O Globo

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *