Mais de 20 mortes e a variante P1 impõe mais riscos. Governo do Maranhão precisa agir

 

A onda do avanço da covid-19 aumenta a cada dia, e agora ainda mais perigosa com as mais diversas variantes do vírus, que inclusive a P1 já foi identificada no Maranhão. Em vários Estados, governadores e prefeitos já vêm adotando medidas preventivas com restrições mais acentuadas de isolamento social. Bem atentos diversos prefeitos do interior do Maranhão tomaram decisões imediatas com vistas a preservar a vida da população. No Maranhão já ultrapassa mais de 90% dos leitos de UTIs e muitos pacientes estão sendo transportados para a capital por via aérea.

Apesar do avanço intempestivo do vírus, o Governo do Maranhão vem adotando medidas muito tímidas, e inclusive deixou de seguir as recomendações do Consórcio do Nordeste, que pediu a atenção de todos os governadores para medidas mais duras, quando a ocupação de Utis chegar a 80%, mas as autoridades ainda relutam. Mesmo com o registro de ontem para hoje de 20 mortes, acendeu a luz vermelha nas diversas funerárias do capital e do interior.

À noite de ontem apesar das 18 mortes de quinta para sexta-feira, inúmeros estabelecimentos comerciais funcionaram com aglomerações e música ao vivo e o temor é que hoje eles voltem a funcionar hoje (27), com a pandemia matando mais gente,

O que tem causado preocupação para profissionais da área médica do Maranhão, é que apesar das sucessivas advertências feitas e ações na maioria dos Estados da Federação com governadores e prefeitos adotam ações preventivas para evitar o avanço do vírus, em no nosso Estado, o problema vem sendo visto com muita timidez, como se tivesse havido uma pacto com a covid-19 para não infectar a população maranhense, mesmo diante do crescente número de mortes nas últimas horas.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *