Episcopado maranhense de luto com a morte de Dom Enemésio Lazzaris, Bispo da Diocese de Balsas

O episcopado maranhense está de luto com o passamento do bispo Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, titular da Diocese de Balsas. Ele, desde o mês de janeiro estava internado em um hospital na cidade de Araguaina, no Estado do Tocantins, acometido de um câncer, vindo a falecer à noite de domingo. O seu corpo já se encontra em Balsas e velado na paróquia do Sagrado Coração de Jesus, local em que deverá ser sepultado.

Dom Enemésio Lazzaris teve a missão de suceder ao bispo Dom Franco Masserdotti, vítima de acidente automobilístico em Balsas, vindo a falecer. Sempre destacou que a sua missão profética era servir a Deus e a todos os irmãos. Por sua dedicação acentuada com muita luta e determinação na Comissão Pastoral da Terra no Maranhão, o reconhecimento das suas ações ganharam muita dimensão, que o conduziu a ser eleito para a direção Comissão Pastoral da Terra Nacional. O seu compromisso ao enfrentamento ao trabalho escravo, fizeram da CPT, uma referência, que proporcionou uma mobilização acentuada das autoridades no combate a exploração da pessoa humana.  A sua tenacidade pela defesa dos pobres e oprimidos, com mobilizações na Diocese de Balsas e em dezenas por todo o país, pelo seu carisma e mensagens de fé, tornaram a sua vida bem intensa, mas nunca arrefeceu da missão. Uma vez estive conversando com ele aqui em São Luís, quando veio participar de uma reunião dos bispos maranhenses, ele me disse, que havia chegado a tarde a Balsas, vindo de uma grande reunião da CPT Nacional e como teria dificuldades para dirigir à noite, decidiu pegar um ônibus às 20 horas e às 8 horas estava em São Luís, com plena disposição para a reunião.

Por várias vezes solicitei informações a ele sobre os conflitos agrários e trabalho escravo no Maranhão e enviava-lhe perguntas por e-mail e ele sempre atencioso me respondia e muitas vezes se reservou a não tecer maiores comentários a alguns questionamentos meus.  O certo é que era um ser humano diferenciado pela sua missão nobre de não medir esforços para a construção do Reino de Deus.

Era um homem de Deus, assim era conhecido por muitos fiéis e pelas comunidades pobres e sofridas em que tinha nele a certeza da luta por direitos e dignidade humana. A verdade é que o passamento de Dom Enemésio Ângelo Lazzaris causa um profundo pesar no episcopado maranhense e comoção não apenas na Diocese de Balsas, mas em dezenas e até centenas de todo o Brasil, em que esteve como dirigente da CPT Nacional semeando o amor e a fé, na defesa de direitos a água, terra e vida digna. Hoje ele está no convívio dos eleitos na Casa do Pai.

 

 

 

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *