Deputados distribuem ambulâncias fazem propaganda de emendas e silenciam o sucateamento da saúde

Qualquer cidadão que acessar ao site da Assembleia Legislativa do Estado, vai se deparar com uma infinidade de informações sobre deputados distribuindo ambulâncias para diversas instituições governamentais e entidades da sociedade civil organizada. Paralelamente, um deputado estadual e outro federal colocaram outdoors em quase toda a cidade, como propaganda de emendas parlamentares para a saúde, como se isso fosse um grande feito e não tivesse dentro das suas responsabilidades e compromissos com a população, e que representa uma insignificância diante das promessas feitas ao povo maranhense.

As ambulâncias e as emendas se constituem paliativos pequenos diante da realidade do sucateamento imposto pelo governador Flavio Dino a saúde no Maranhão. Quantas pessoas morreram por falta de atendimento digno aos diabéticos que precisavam se hemodiálise, e as que se submetem ao sofrimento de viagens longas em busca de atendimentos, e as que acabaram acelerando a própria a morte. Quem não se lembra da farsa montada pela Secretaria de Estado da Saúde sobre um centro de hemodiálise em São Luís e totalmente desmascarada pelo deputado César Pires.

Nada contra a distribuição de ambulâncias e destinação de emendas dentro de um contexto de compromisso, mas infelizmente, elas fazem parte do processo mesquinho do engodo para campanhas políticas. A população maranhense necessita com urgência é de reabertura das 17 unidades de saúde, em que estão hospitais de médio e grande porte fechados pelo governador Flavio Dino, com o silêncio obsequioso e de total omissão do parlamento estadual, com exceção dos deputados da pequena oposição representada pelos deputados estaduais Adriano Sarney, César Pires e Welington do Curso, mas que também entraram no jogo das ambulâncias. Tal iniciativa deve merecer também as responsabilidades de deputados federais que fazem parte da base do governador Flavio Dino, mergulhado num sonho psicótico de ser candidato à presidência da república. Eles a exemplo dos estaduais precisam se posicionar perante a população sofrida, principalmente sobre a vergonhosa omissão.

Enquanto o governador canaliza recursos generosos para o Sistema de Comunicação do Estado, o que permite a que alcance espaços na mídia nacional para a  sua peregrinação, o aumento de ambulâncias que diariamente chegam a São Luís com pacientes vindos do interior, congestiona os corredores dos dois socorrões municipal. Fala-se que o número ultrapassa a casa das 80. Com a distribuição de pelo menos mais 42 novas ambulâncias, a maioria destinada para o interior do Estado, facilmente será aumentado o número delas nas portas dos soccorrões, e com certeza vai proporcionar acirrada disputa por espaços nos corredores das duas casas de saúde, com tanta gente pedindo misericórdia pela própria vida.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *