Cortejo em homenagem a São João foi mais um sucesso do Arraial da Cidade

Sem título.

Simplesmente intransitável. Foi assim que ficou o terreiro do Arraial da Cidade, na Cohama, organizado pelo vereador Astro de Ogum, presidente da Câmara Municipal de São Luís com o apoio do senador Roberto Rocha, na noite de quarta-feira (24), quando foi realizado o tradicional cortejo em homenagem a São João.

O evento, realizado há mais de uma década pelo vereador, anteriormente no arraial da Vila Palmeira, hoje sob a responsabilidade do Governo do Estado, reuniu diversas manifestações culturais. O público, que lotou o espaço para acompanhar o tradicional cortejo, mostrou-se surpreso com a quantidade e qualidade das brincadeiras que subiram ao palco.

“Escolhi São Luís para passar esse período porque queria conhecer o São João, mas, certamente, este cortejo superou as minhas expectativas. Jamais imaginei que a cultura maranhense fosse tão linda, latente e pujante como pude perceber. Isso aqui é simplesmente, lindo”, confidenciou a pedagoga goiana Camila Aranha Pessoa, de férias na capital maranhense na companhia do filho e da pequena Mayara, de apenas três anos.

Além dos tradicionais grupos de bumba meu boi, no sotaque da Ilha, como o bumba boi do Barreto e Pindoba, apresentaram-se vários grupos de bumba boi de orquestra, como o boi Pirilampo, bois do sotaque da Baixada, o público pode acompanhar grupos de dança do boiadeiro, tambor de crioula, cacuriá e dança portuguesa.

A quadrilha” Matutos do Rei de Açailândia”, que se apresentou como convidada do senador Roberto Rocha – foi um espetáculo a parte. O grupo, que é tricampeão maranhense, estará participando do concurso de quadrilhas, em Recife, promovido pela Rede Globo, no domingo (28). O Boi Barrica encerrou a programação por volta das 3h30 da manhã.

Diversas personalidades do mundo político e empresarial estiveram prestigiando a programação, entre elas, a ex-secretaria de Cultura do Estado – Olga Simão, a ex-deputada Gardênia Gonçalves, o juiz federal José Carlos do Vale Madeira, além de vários secretários municipal e estadual.

“Hoje estou sentido uma felicidade inenarrável, que quero dividir com todos aqueles que, assim como o senador Roberto Rocha e o prefeito de São Luís – Edvaldo Holanda Júnior – acreditaram e apoiaram o trabalho que desenvolvemos em prol da cultura maranhense. Aqui, estamos evidenciando a diversidade cultural da nossa cidade. Obrigado a todos que saíram das suas casas para acompanhar o cortejo em homenagem ao glorioso São João”, finalizou o vereador Astro de Ogum.

Fonte – Diret/Comunicação/CMSL

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *