Comitê Popular da Copa fará protestos na quinta feira

O Comitê Popular da Copa de São Paulo, uma articulação de movimentos sociais, coletivos e ativistas que questiona as violações cometidas em nome do megaevento, está organizando um protesto na próxima quinta-feira (15/05). O dia foi batizado de “Dia Internacional de Lutas contra a Copa do Mundo” e contará com atos por todo o Brasil e ao redor do mundo.

Este é o primeiro ato de rua organizado pelo Comitê Popular da Copa neste ano. Entre as razões elencadas para o protesto, estão as 8 mortes de trabalhadores na construção das arenas do Mundial; a remoção forçada de 250 mil pessoas por conta de obras; a proibição do trabalho ambulante e de artistas independentes pela Lei Geral da Copa; a violência cometida contra a população em situação de rua; a elitização dos estádios e a privatização do espaço publico.

A principal bandeira de luta do dia será, no entanto, a garantia da liberdade de manifestação antes, durante e depois da Copa. Os organizadores entendem que este direito constitucional está ameaçado por uma série de leis anti-manifestação e pelo recrudescimento das forças policiais. Somente na área da “segurança”, 2bilhoes de reais foram gastos em armamentos, treinamentos e equipamentos de vigilância.

O lema do ato será: “COPA SEM POVO, TÔ NA RUA DE NOVO!”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *