Cézar Bombeiro se emociona na solenidade de entrega do título de cidadão de São Luís ao professor José Ribamar Lima Silva

O vereador Cézar Bombeiro, autor do decreto legislativo para a concessão do Título de Cidadão de São Luís ao professor e pesquisador José Ribamar Lima Silva, na solenidade realizada na manhã de hoje (28) no plenário Simão Estácio da Silveira da Câmara Municipal de São Luís, revelou que foi uma das homenagens prestadas por ele, durante o período do seu mandato. Depois de ler todo o currículo do homenageado, ele chegou a se emocionar e disse, que acredita na educação, em razão dela ser o maior instrumento de mudança. Para mim, ela tem um valor altamente positivo, quando os vencedores são pessoas que vieram da extrema pobreza e como negros romperam todas as barreiras e conquistaram os seus espaços dentro da sociedade. Mais significante é quando elas se sentem responsáveis pelas suas comunidades e querem se tornar não apenas formadores, mas multiplicadores para que muita gente chegue aos patamares por eles alcançados. As lágrimas não impediram o vereador de falar efetivamente da essência do coração, afinal de contas o homenageado José Ribamar Lima Silva, quando veio da cidade de Pinheiro, a sua família se instalou no bairro da Liberdade.

À solenidade estiveram presentes como convidados na composição da mesa do evento, o professor do IFMA, Stefan Dorner; Sálvio Fernandes de Melo, professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab, Ceará e Bahia; Vânia de Lourdes Martins Ferreira, professora da UEMA, a freira Coema Barbosa Jucá, do Colégio Divina Pastora e a senhora Iracilda Lima Silva, mãe do homenageado professor José Ribamar Lima Silva. A plateia bem expressiva contava com familiares do professor e um seleto número de professores, muitos dos quais das escolas em que José Ribamar Lima Silva, estudou e onde ensina atualmente, afinal de contas, todos se achavam homenageados com o título. As manifestações dos componentes da mesa, retratando a sensibilidade, o compromisso, a lealdade e avidez de José Ribamar em ver as coisas acontecerem e a responsabilidade que carrega consigo em retribuir as suas conquistas descobrindo e oportunizando valores e potenciais nas comunidades em que exerce o sacerdócio do levar o conhecimento.

O professor José Ribamar Lima Silva, ao se dirigir aos presentes, justificou a emoção em ter escrito. Destacou que a  recebida, se estendia a todos os Ribamares e aos professores que exercem o compromisso fiel do ensino. Lembrou importantes lideranças do bairro da Liberdade, dentre as quais Leonardo, que dá o nome ao Boi de Leonardo. Lembrou Maria Aragão, o jornalista Aldionor Salgado, o ex-governador Jackson Lago e Cézar Bombeiro, que foram inspirações para a sua luta e os debates que teve com todos.

A maior ovação recebida pelo homenageado ficou por conta, quando afirmou, que a formação moral e humanista dos seus pais foi de fundamental importância para todas as conquistas até hoje e as futuras que virão, salientou.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *