Arma de fogo na casa de Astro de Ogum deu origem a sua prisão. Pagou fiança e foi posto em liberdade

O vereador Astro de Ogum, vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís foi preso na manhã de hoje por agentes policiais da Superintendência de Investigações Criminais da Secretária de Segurança Pública. A operação policial era para prender os elementos Raimundo Costa e Givanilson Santos Alencar, os quais são apontados como assessores do vereador e que tiveram mandados de prisão decretados pela justiça por práticas de delitos de extorsão e posse sexual mediante fraude e chantagem através da internet, e que se encontravam na casa do vereador no bairro do Olho D’agua.

Os policiais encontraram na residência do vereador um revólver calibre 38, que embora fosse informado pelo vereador que se tratava de arma de um vigia que não estava no local, os policiais deram voz de prisão a Astro de Ogum. Ele foi acometido de mal súbito e foi conduzido a uma casa de saúde para ser medicado e posteriormente levado para a sede da SEIC.

O vereador Astro de Ogum foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, tendo a autoridade policial arbitrado fiança, que depois de paga, possibilitou a que o vereador Astro de Ogum fosse colocado em liberdade, deixando a delegacia acompanhado da advogada Itamargareth Correia Lima. O vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís deverá retornar a SEIC para prestar depoimento como testemunha dos crimes de extorsão e posse sexual mediante fraude e chantagens, em que os seus assessores Raimundo Costa e Givanilson Santos Alencar tiveram prisão preventiva decretada.

Diante de inúmeras especulações em torno do fato, a assessoria jurídica do vereador Astro de Ogum, distribuiu uma nota pública esclarecendo os fatos, destacando que a condução do vereador pela autoridade policial foi em razão de haver em sua residência um revólver calibre 38, justificado como propriedade do vigia da residência, que não se encontrava no local.

 

Nota Oficial

Acerca de matérias jornalísticas publicadas na imprensa maranhense, tratando da prisão do vereador Astro de Ogum por posse de arma, em respeito à sociedade ludovicense, a defesa do parlamentar, faz este comunicado com base nos esclarecimentos abaixo narrados, para que se restabeleça a verdade dos fatos, equivocadamente divulgados em blogs, portais e emissoras de rádio.

1 – Sob comando da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, por meio do Departamento de Crimes Tecnológico, sob o comando do delegado Odilardo Muniz, a Polícia Civil deflagrou uma operação na residência do vereador Astro de Ogum, mas os alvos foram dois de seus assessores: um homem e uma mulher.

2 – No local, a Polícia apreendeu aparelhos celulares e notebooks dos investigados. No entanto, no imóvel foi encontrada uma arma de propriedade de um dos funcionários que faz a segurança do imóvel. Por conta disso, o político foi conduzido à Seic para explicar a arma encontrada em sua residência, fato que já foi devidamente esclarecido.

3 – Por fim, para comprovar a veracidade dos fatos, anexamos cópias dos mandatos de busca e apreensão para comprovar que Astro não tem envolvimento com o episódio cujo alvo foi seus funcionários.

São Luís (MA), 12 de setembro de 2019.

Itamargarethe Correia Lima
Advogada e jornalista

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *