A Defensoria Pública do Maranhão é referência na defesa de direitos e dignidade humana

cidadãosMariana de Almeida, eleita a nova Defensora Geral, Fabíola Barros, Corregedora e Aldy Melo Filho, Defensor Geral.

Muitas entidades da sociedade civil organizada, cidadãos e cidadãs comuns de São Luís e dos diversos municípios onde está implantada, não tinham a dimensão das ações que são desenvolvidas pela Defensoria Pública do Maranhão. Apesar de ser nova, os seus gestores e a importante unidade existente em todo o colegiado, retratam que a instituição tem alcançado importantes conquistas na dimensão em que se tornou referência na prestação de serviços para a sociedade, e de forma bem determinada para os pobres que tinham dificuldades para acessoa direitos e a justiça. A Defensoria Pública do Maranhão é referência em serviços de Defesa da Mulher e da População LGBT, Pessoas com Deficiência, área da Saúde, Moradia e Defesa Fundiária, Família e Registros Públicos, Trabalho Infantil e Adolescente, Pessoa Idosa na Prevenção à Violência, Assistência a Homens e Mulheres Encarceradas e outros importantes trabalhos e também desenvolve programas para a restauração da autoestima, formação de consciência critica e defesa de direitos e da dignidade das pessoas.

       Hoje, Dia do Defensor Público, a instituição realizou no parque do Bom Menino, uma ação social, que na verdade acabou se constituindo numa demonstração plena das suas bem sucedidas ações voltadas para os segmentos sociais. O defensor geral, Aldy Melo Filho e a corregedora Fabíola Barros, dentro da simplicidade que lhes são inerentes foram reconhecidos por dezenas de pessoas dos núcleos assistidos e muitos não se continham em registrar nomes de defensores e defensoras, assistentes sociais, psicólogas e do conjunto de servidores, que fazem o órgão público. Um aspecto importante e bem observado ficou bem claro, diante do carinho e respeito entre o público assistido e o pessoal que faz a instituição, o que revela com muita determinação a unidade existente dentro da Defensoria Pública, razão do seu pleno sucesso.

       A nova Defensora Geral, Mariana Albano Almeida, que será empossada no próximo dia dois de junho e o defensor público Joaquim Gonzaga Neto, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão, Ana Lúcia Azoubel, presidente da Seccional do Maranhão da Associação Brasileira Alzhmeir e diretora do Solar do Outono, Isabel Lopzic, do Ciapvi e tantos outros defensores e defensoras e profissionais integrantes da instituição foram presenças marcantes e proporcionaram muita alegria às pessoas presentes e mais precisamente nas apresentações culturais. Foi um grande momento digno de fazer parte da história da Defensoria Pública do Maranhão.

          Logo mais às 19 horas, no Convento das Mercês, haverá uma importante solenidade, quando a Defensoria Pública do Maranhão premiará os vencedores do concurso de jornalismo, homenageará pessoas com a medalha do mérito Zilda Arns e será feito o lançamento do Selo Comemorativo ao Dia do Defensor Público.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *