FernandoLuiz Ribeiro Furtado, técnico em computação, não ingressou na politica como um aventureiro e nem conduzido por algum politico viciado, mas movido pelo sentimento de justiça diante de tantas desigualdades sociais, despertado desde quando estudante de escola pública e se envolveu na luta pela meia passagem e participou da criação de União de Moradores, voltadas efetivamente para a organização comunitária e reivindicação de direitos sociais. Trabalhou como técnico em eletricidade de alta e baixa tensão, quando participou da criação do Sindicato dos Eletricistas do Maranhão e foi durante muitos anos, empresário do ramo de panificação.
Com a sua visão politica e social, desde a década de 90 vem lutando com os pescadores do Maranhão, em busca de garantia de direitos e dignidade através da organização sindical. Foi o grande incentivador e participou diretamente da criação de centenas de Sindicatos de Pescadores no Maranhão e cerrou fileiras com os associados das entidades de classe para a derrubada do atestado para seguro desemprego;cancelamento de nota fiscal para a venda de pescado e garantia do seguro defeso para os aposentados por idade, além de outros direitos sociais. Atualmente lidera um movimento pela garantia do defeso da água salgada, dos catadores de caranguejo, dos arrastadores de camarão e outros direitos que precisam ser reconhecidos.
Fernando Furtado registra que a sua candidatura a deputado estadual é fruto de uma escolha do movimento de pescadores e todos seus segmentos, como marisqueiros, aquicultores e criadores de peixes artesanais. Como um candidato “ficha limpa”, tenho a missão de ir à luta com todos os companheiros e amigos para mudar a realidade posta a todos nós recheada de desigualdades sociais e uma terrível corrupção. Sou fundador da Federaçãodos Sindicatos dos Pescadores do Maranhão , tendo dois mandados consecutivos e atualmente é secretário-geral da entidade. Através da luta e organização construiu o Sindicato dos Pescadores Profissionais Artesanais, Marisqueiros e Criadores de Peixe, Mariscos do Município de Pinheiro e recentemente comprou um imóvel em São Luís, onde funciona a sede administrativa da FESPEMA.