Corrupção com desvio de recursos para tratamento do câncer para compra de mandatos políticos no Maranhão

 bloco O bloco de apartamentos vergonhosamente intitulado de Hospital do Câncer

A princípio havia discernimento para ela não ser tão deslavada, mas depois com a disputa acirrada na situação em busca de mandatos como garantia de negociações de interesses pessoais futuros, a corrupção tomou uma celeridade de proporções sérias que podem afetar os resultados das próximas eleições no Maranhão. Desde o ano passado e com maior intensidade no presente exercício, prefeituras e órgãos da administração direta e indireta do executivo estadual vêm fazendo contratos diversos e espúrios com empresas, muitas de fachadasenvolvendo milhões de reais para fornecimento de combustíveis e aluguéis de veículos e máquinas pesadas, que têm o objetivo de lavar milhões de reais para a utilização em campanhas politicas e mais precisamente na compra de votos. A prática também se estende a prestação de serviços que não são executados e o dinheiro passa por uma empresa qualquer ou até mesmo pelas que sempre estão dentro do contexto de contratos viciados e superfaturados. Há também uma sistemática que passou a ser utilizada, que reside na contratação de serviços de informática, em que não há pelo menos revisão de um computador, mas mensalmente recursos são sangrados dos cofres públicos para se constituir em suporte para campanhas de políticos. Gestores de centenas de prefeituras dão demonstrações claras de que acreditam na impunidade e fazem contratos criminosos para o desvio de milhões de reais e assim os recursos da saúde, da educação, da merenda escolar e de outros programas sociais para o combate a fome e a miséria, vão para os bolsos de políticos bandidos e ladrões, para comprarem os votos de eleitores fragilizados por necessidades decorrentes de tantas desigualdades sociais.

             A corrupção está tão deslavada, que muitos contratos absurdos são publicados no Diário Oficial do Estado, mas que infelizmente não estão sendo observados pelo Ministério Público, mais precisamente pelas Promotorias das Improbidades Administrativas e dezenas têm sido denunciadas publicamente por vários jornalistas em veículos de comunicação e blogs com farta informação. As imoralidades agressivas praticadas pela Secretaria de Saúde do Estado, já deveriam ter merecido ações efetivas dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e agora pelo do Ministério Público Eleitoral. Enquanto milhares de pessoas lutam desesperadamente em busca de tratamento para o câncer, recursos que deveriam ser empregados por direito aos portadores da doença é desviado criminosamente, inclusive com o aluguel de um bloco de apartamentos com valores absurdos como se fosse uma unidade hospitalar.

             Felizmente, os portadores da doença maligna, ainda conseguem atendimentos no Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo, que diante de todas as dificuldades é a referência de tratamento com dignidade. As pessoas que procedem do interior e que não têm onde se hospedar são recebidasem uma casa de apoio, local em que aguardam tratamento. No caso de crianças, elas e seus familiares são acolhidos pelas voluntárias da Fundação Antonio Jorge Dino, que além do amor solidário e fraterno delas, recebem alimentação e hospedagem, muito importante até para o restabelecimento das pessoas, afinal de contas são seres humanos e como tal são tratados. O mais importante é que o IMOAB recebe apenas recursos do SUS e o restante são doações e serviços prestados a alguns planos de saúde, mas o seu compromisso de servir aos mais necessitados é muito mais importante e digno. Enquanto isso, infelizmente o poder público desvia recursos criminosamente para campanhas politicas.

             Recordo-me plenamente, que por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade de 2012. O Arcebispo Metropolitano Dom José Belisário da Silva, na pregação da homilia na celebração disse taxativamente: Quem desvia recursos da saúde é homicida.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *